Skip to main content

A Temis elabora Avaliação de Impactos Cumulativos no Litoral Sul do Rio de Janeiro

O Projeto de Avaliação de Impactos Cumulativos (PAIC) para o Litoral Sul Fluminense tem por objetivo realizar uma análise integrada dos impactos dos principais estressores (ações e atividades humanas, eventos naturais, ambientais e sociais, independente da origem/responsável/tipologia da atividade) sobre fatores ambientais e sociais selecionados, ao longo do tempo, para a região, identificando a acumulação e interação sinérgica entre eles.

Pretende-se assim, possibilitar a avaliação da interferência dos estressores no ambiente e fornecer subsídios aos atores da região para enfrentar as possíveis transformações sociais, ambientais e econômicas e se desenvolver de forma sustentável.

Foram avaliados um conjunto de empreendimentos passíveis de gerar impactos cumulativos nos municípios da Região. Os empreendimentos reportam-se à infraestrutura energética de petróleo e gás natural e a um conjunto de grandes empreendimentos, a exemplo da Expansão do Porto de Angra dos Reis da Expansão do Porto de Itaguaí da Expansão do Terminal da Ilha Guaíba, Implantação e ampliação do Porto Sudeste, Implantação do Complexo