Áreas de Atuação

Home / Áreas de Atuação

Conheça cada uma das áreas em que atuamos.

Avaliação de Impactos Ambientais

O crescimento e expansão urbana caracterizados nas últimas décadas por um ritmo particularmente acelerado de urbanização vêm causando profundas alterações nos ecossistemas naturais, ameaçando o desenvolvimento equilibrado e estável das cidades.

Neste sentido, a Avaliação de Impactos Ambientais torna-se uma ferramenta valiosa para antecipar e prevenir os efeitos negativos da implantação e operação de empreendimentos ou atividades antrópicas que interferem no meio ambiente.

A Temis conta com uma equipe multidisciplinar altamente experiente a na elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA), Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), Avaliação de Impactos Cumulativos (AIC), Avaliação Ambiental Integrada (AAI), Viabilidade Ambiental de Projetos e uma gama de diversos outras Avaliações Ambientais voltadas para atender o Setor Público e Privado.

Planejamento Ambiental e Territorial

A utilização dos Recursos Naturais e de um território sem o devido Planejamento pode acarretar diversos problemas socioambientais associados ao uso e ocupação do solo, exploração irregular dos recursos ambientais.

O Planejamento Ambiental e Territorial adequado é um importante instrumento de planejamento e gestão ambiental que tem como objetivo regular a ocupação do solo e a exploração dos recursos naturais, sobretudo a água, através da análise da viabilidade ambiental das atividades econômicas assegurando a instalação de novos projetos em locais adequados, a fim de minimizar possíveis efeitos e impactos negativos sobre o meio ambiente.

Assim, o Planejamento dos aspectos ambientais como água, resíduos, estabelece diretrizes para o ordenamento territorial, além de desenvolver ferramentas e

A Temis possui experiência comprovada na elaboração de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), Plano de Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos, Segurança Hídrica, Plano Municipal de Resíduos Sólidos, Planos de Manejo  que são instrumentos para o planejamento ambiental que contribuem para a integração entre desenvolvimento socioeconômico e proteção ambiental, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Monitoramento Ambiental

A construção e operação de um empreendimento causam impactos ambientais positivos e negativos sobre os meios físico, biótico e socioeconômico. Os impactos podem estar associados à geração de ruídos, resíduos sólidos, efluentes líquidos, emissões atmosféricas, sendo de fundamental importância avaliar tais impactos a fim de minimizar ou compensar aqueles considerados negativos e potencializar os positivos.

Deste modo, para avaliar a qualidade ambiental é necessário a realização do monitoramento e controle de variáveis ambientais, que se alteram em função das ações antrópicas ou transformações naturais.

Entende-se, portanto, por monitoramento ambiental o conhecimento e acompanhamento sistemático da situação dos recursos ambientais dos meios físico e biótico, visando a recuperação, melhoria ou manutenção da qualidade ambiental.

A Temis realizou durante os últimos anos diversos monitoramentos, especialmente durante a gestão ambiental de obras, destacando-se o monitoramento da qualidade da água, do solo, do ar, ruídos, fauna e flora.

Água e Saneamento

De acordo com a legislação brasileira, o Saneamento Básico é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

A Temis oferece uma gama de serviços voltados ao Saneamento Básico incluindo: Enquadramento de Corpos Hídricos, Avaliação de Sistemas de Abastecimento de Água, Avaliação de Sistema de Esgotamento Sanitários, Projetos de Aterros Sanitários, Projetos de Drenagem de Águas Pluviais.

Diagnóstico Social e Econômico

Seja durante o processo de planejamento ambiental, seja durante uma avaliação de impactos ambientais, o diagnóstico socioeconômico é fundamental para facilitar a compreensão dos efeitos sociais e econômicos e as interrelações próprias do meio antrópico regional passíveis de alterações relevantes pelos efeitos diretos e indiretos de um projeto.

A Temis possui vasta experiência na realização de Cenários e Prognósticos Socioeconômicos, Avaliação de Políticas Públicas além de Educação Ambiental e Comunicação Social.

A Temis também realiza audiências públicas e mobilização social que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participação nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados com o Planejamento Ambiental, Territorial e Gestão das Águas.

Fale com a TEMIS: +55 71 3357-3979