Skip to main content

Projetos Realizados

Monitoramento e Gestão Ambiental

A construção e operação de um empreendimento causam impactos ambientais positivos e negativos sobre os meios físico, biótico e socioeconômico. Os impactos podem estar associados à geração de ruídos, resíduos sólidos, efluentes líquidos, emissões atmosféricas, sendo de fundamental importância avaliar tais impactos a fim de minimizar ou compensar aqueles considerados negativos e potencializar os positivos.

Deste modo, para avaliar a qualidade ambiental é necessário a realização do monitoramento e controle de variáveis ambientais, que se alteram em função das ações antrópicas ou transformações naturais.

Entende-se, portanto,  por monitoramento ambiental o conhecimento e acompanhamento sistemático da situação dos recursos ambientais dos meios físico e biótico, visando a recuperação, melhoria ou manutenção da qualidade ambiental.

A TEMIS realizou durante os últimos anos diversos monitoramentos, especialmente durante a gestão ambiental de obras, destacando-se o monitoramento da qualidade da água, do solo, do ar, ruídos, fauna e flora.

Execução dos Programas Ambientais dos Parques Eólicos Rei dos Ventos 1 e 3

Plano Básico Ambiental do Emissárop Submarino Jaguaribe

Monitoramento da Fauna Voadora em Parque Eólico

Execução dos Programas Ambientais do Parque Eólico Pedra do Reino IV