Skip to main content

Avaliação Ambiental Estratégica para Orla Marítima de Salvador

22 outubro 2024

A TEMIS desenvolveu uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) do Plano de Requalificação Urbanística de Salvador, uma cidade de importância ímpar no contexto histórico, cultural e econômico do Nordeste brasileiro, com uma população de mais de 2,8 milhões de habitantes e uma área total de 692,818 km², 

O Plano de Requalificação Urbanística de Salvador é uma resposta planejada às demandas contemporâneas da cidade, propondo uma revitalização de áreas urbanas que necessitam de modernização ou estão subutilizadas. 

A TEMIS assumiu a missão de elaborar a Componente Ambiental deste plano, o qual foi projetado para fomentar o crescimento harmonioso e integrado da cidade, conectando o Centro Antigo, a Península de Itapagipe e a Orla de Salvador ao tecido maior urbano.

Ancorado num Masterplan integrado, o plano de requalificação foi desenhado para qualificar o desenvolvimento urbano das regiões-alvo. Este estudo envolveu um diagnóstico detalhado e um prognóstico ambiental, considerando múltiplos fatores como o clima, a dinâmica costeira, geologia, geomorfologia, patrimônios natural e construído, paisagem urbana, uso do solo e atividades econômicas. Uma análise SWOT complementou o estudo, assegurando uma visão estratégica para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Esta Avaliação Ambiental Estratégica conduzida pela TEMIS não apenas delineou soluções urbanístico-ambientais inovadoras de forma a possibilitar o crescimento da cidade ecologicamente responsável, socialmente justo e economicamente viável.