Skip to main content

Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico: Levantamento Arqueológico em Casa Nova/BA para Implantação do Complexo de Usinas Fotovoltaicas Vila Izabel

Data de Publicação

23 setembro 2025

Com ampla experiência em projetos de infraestrutura e energias renováveis, a TEMIS realizou, no período de 08 de julho a 01 de agosto, o levantamento arqueológico na área prevista para a instalação do Complexo de Usinas Fotovoltaicas Vila Izabel, localizado no município de Casa Nova, Bahia. Essa atividade constitui etapa indispensável do licenciamento ambiental, em conformidade com a Lei nº 3.924/1961, a Instrução Normativa nº 001/2015 do IPHAN e a Resolução CONAMA nº 001/1986.

Objetivo do Levantamento Arqueológico

O levantamento arqueológico tem como objetivo identificar e proteger o patrimônio histórico e cultural da região antes da instalação do empreendimento. Com sua experiência na área ambiental, a TEMIS conduziu esse trabalho visando minimizar os impactos e garantir a preservação dos vestígios encontrados.

Metodologia Aplicada

A equipe de arqueólogos empregou métodos eficientes para conduzir o levantamento na área a partir de análise prévia da área por meio de dados secundários e softwares especializados. Os métodos aplicados na área se deu através de sondagens subsuperficiais e caminhamento sobre a superfície e buscou-se identificar bens culturais arqueológicos, contribuindo para a reconstrução da história de períodos antigos na região.

Vestígios arqueológicos identificados

Remanescente material, em madeira, identificado na SHIA 1.

Durante o levantamento, foi identificada 01 Área de Bem Arqueológico Móvel (ABAM) e dois Sítios Históricos de Interesse Arqueológico (SHIA). Na ABAM foi identificada uma ferramenta lítica de forma isolada, enquanto os dois SHIAs se referem, respectivamente, a remanescentes de uma antiga residência sertaneja e um antigo curral de madeira.

O artefato identificado na ABAM foi coletado e passou pelo processo de curadoria e análise em laboratório pela nossa equipe especializada, e será posteriormente encaminhado a uma instituição responsável pela guarda e conservação das peças no seu Estado de origem, no caso, a Bahia.

Estrutura de curral identificado na ADA (SHIA 2).

Compromisso com a Preservação Cultural

A TEMIS reafirma seu compromisso com a preservação do patrimônio arqueológico, adotando práticas que respeitam a legislação vigente e garantem que os vestígios encontrados sejam devidamente estudados e protegidos. Esse compromisso reflete a responsabilidade da empresa em conciliar o desenvolvimento de seus projetos com a valorização e a conservação da história local.