Gestão Ambiental da Operação de Complexo Eólico no Estado do Ceará
A TEMIS é responsável pela Gestão Ambiental da Operação de Complexo Eólico e Linha de Transmissão localizados no Estado do Ceará.
O Complexo Eólico é composto por cinco parques eólicos e uma linha de transmissão de 69 kV, com uma extensão de 34 km. Sua localização na região serrana de Ibiapaba, conhecida por suas condições de vento favoráveis, faz do projeto uma importante fonte de energia eólica para o estado do Ceará e o Brasil. Cada um dos aerogeradores possui uma potência unitária de 1,69 MW, capazes de converter a força do vento em eletricidade de maneira eficiente e sustentável.
Com uma potência instalada de 128,13 MW, gerada a partir de 77 aerogeradores, este empreendimento faz parte de um esforço nacional para diversificar a matriz energética e reduzir a dependência de fontes não renováveis. A TEMIS Meio Ambiente e Sustentabilidade, é a empresa responsável pela gestão ambiental da operação do complexo, e desempenha um papel importante para garantir que o funcionamento do empreendimento ocorra de maneira sustentável, respeitando as legislações ambientais e promovendo o desenvolvimento local.
A energia eólica se destaca entre as fontes renováveis por ser limpa, praticamente inesgotável e ter baixos impactos ambientais quando comparada às fontes de energia convencionais. No Brasil, a produção de energia eólica tem crescido de forma expressiva, ocupando um espaço cada vez maior na matriz energética. Entre os principais benefícios dessa modalidade de geração estão a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), uma vez que a operação das turbinas eólicas não depende da queima de combustíveis fósseis, e a preservação do balanço térmico do planeta.
Além de ser uma alternativa viável e sustentável, a energia eólica é essencial para o cumprimento das metas ambientais estabelecidas pelo Brasil em acordos internacionais, como o Acordo de Paris. Neste contexto, empreendimentos como o Complexo Eólico Tianguá desempenham um papel fundamental, contribuindo diretamente para a transição energética global e a redução dos impactos climáticos negativos.
Dentre os Programas Executados e Supervisionados pela TEMIS estão:
- Programa de Monitoramento de Fauna
- Programa de Educação Ambiental
- Programa de Monitoramento de Ruídos
- Programa de Comunicação Social
- Programa de Gestão de Resíduos
- Programa de Monitoramento de Erosões e Drenagens
- Programa de Ação de Emergência (PAE)
Programa de Saúde das Populações Circunvizinhas
Outras Publicações
-
Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco
-
Gestão Ambiental das Obras de Construção do VLT de Salvador
-
EIA/RIMA da Ponte Salvador x Itaparica
-
Plano Básico Ambiental do Sistema de Disposição Oceânica Jaguaribe (Emissário Submarino de Salvador)
-
Transição Energética: O Potencial do Brasil para Liderar a Produção de Hidrogênio Verde
-
Temis tem 3 Artigos Aprovados no Brazil Wind Power
-
Cadastro Ambiental Rural
-
Descarbonização do Transporte Público Urbano: Desafios e Soluções para Cidades Sustentáveis
-
MacroZEE da bacia do Rio São Francisco
-
Avaliação Ambiental Estratégica para Orla Marítima de Salvador
-
O Consório Temis/Nemus é Responsável pela Elaboração do Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira
-
Gestão Ambiental da Operação de Complexo Eólico no Estado do Ceará