O Consório TEMIS/Nemus é Responsável pela Elaboração do Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira
O Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira visa identificar os problemas socioambientais e institucionais da bacia; estabelecer estratégias e áreas para implementação de ações de revitalização; e orientar o fortalecimento da governança da bacia. Desta forma, procura contribuir para a conservação e a utilização sustentável dos recursos naturais do Estado, em particular dos recursos hídricos.
Para que o Plano Estratégico para Revitalização Ambiental da Bacia do Rio Cachoeira responda às reais necessidades da bacia e se venha a refletir numa revitalização eficaz, a sua construção foi realizada de forma faseada, em estreita articulação com a SEMA e com os principais atores estratégicos da bacia. De fato, a elaboração do Plano contou com o envolvimento de atores de todos os municípios da bacia, contemplado diferentes segmentos, tais como: representações da sociedade civil organizada; representantes de conselhos estaduais, regionais e territoriais; gestores públicos e técnicos de instituições federais; e profissionais de instituições de ensino, pesquisa ou extensão.
O Plano Estratégico é uma das etapas do Projeto Cachoeira, inserido no Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA – Bahia), realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investido no Plano é de R$ 1, 4 milhão, sendo que o valor total do Projeto Cachoeira é da ordem de R$ 4 milhões.
Outras Publicações
-
Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco
-
TEMIS tem 3 Artigos Aprovados no Brazil Wind Power
-
A TEMIS elabora EIA/RIMA da Ponte Salvador / Ilha de Itaparica
-
Biólogos da TEMIS no XI Congresso Brasileiro de Herpetologia: Inovação e Conhecimento no Coração da Amazônia!
-
O Consório TEMIS/Nemus é Responsável pela Elaboração do Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira
-
Projeto de Avaliação de Impactos Cumulativos das Atividades de Exploração do Pré-Sal brasileiro
-
Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico: Levantamento Arqueológico em Casa Nova/BA para Implantação do Complexo de Usinas Fotovoltaicas Vila Izabel
-
Cadastro Ambiental Rural
-
Licenciamento Ambiental no Estado da Bahia
-
Complexo Fotovoltaico Fazenda Barra
-
Levantamento Arqueológico em Pariconha-AL para Implantação do Complexo Fotovoltaico Auroque
-
EIA/RIMA da Ponte Salvador x Itaparica