EIA/RIMA da Ponte Salvador x Itaparica
A Temis foi responsável pela elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Ponte Salvador-Itaparica, uma das maiores intervenções de infraestrutura no Brasil. Este projeto não só promete transformar a dinâmica socioeconômica do Estado da Bahia, mas também reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e responsável.
A ponte Salvador-Itaparica, com 12,4 km de extensão, será um vetor de mudança para a Bahia, impactando positivamente cerca de 250 municípios, especialmente nas regiões do Recôncavo Sul, Baixo Sul e a Região Metropolitana de Salvador. A construção da ponte irá gerar aproximadamente oito mil empregos diretos, com um investimento estimado em R$ 9 bilhões, fortalecendo a economia local e melhorando a infraestrutura regional.
Projetada para ser a maior ponte sobre lâmina d’água da América Latina, a ponte facilitará uma conexão mais rápida e direta entre Salvador e importantes rodovias federais (BR-101, BR-116, BR-242), reduzindo a distância de viagem em cerca de 100 quilômetros. Espera-se que a ponte suporte um fluxo diário inicial de 28 mil veículos, melhorando significativamente a mobilidade urbana e interurbana.
Além de melhorar a logística de transporte, a ponte incentivará o turismo nas diversas cidades beneficiadas, promovendo uma maior interação cultural e econômica entre as regiões. Cerca de 10 milhões de baianos serão beneficiados, direta e indiretamente, através deste grandioso projeto.
Outras Publicações
-
Temis tem 3 Artigos Aprovados no Brazil Wind Power
-
A Temis elabora EIA/RIMA da Ponte Salvador / Ilha de Itaparica
-
Licenciamento Ambiental no Estado da Bahia
-
Gestão Ambiental das Obras de Construção do VLT de Salvador
-
EIA/RIMA da Ponte Salvador x Itaparica
-
Transição Energética: O Potencial do Brasil para Liderar a Produção de Hidrogênio Verde
-
Hidrogênio Verde e a Transição Energética: Uma Possível Solução para a Descarbonização Global
-
Complexo Fotovoltaico Fazenda Barra
-
Cadastro Ambiental Rural
-
Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco
-
Agenda 2030: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável Global
-
Descarbonização do Transporte Público Urbano: Desafios e Soluções para Cidades Sustentáveis